top of page

Intervenção Nadismo: mais cor, luz e paz

A versão de 2019 do Nadismo rolou entre 29/11 a 18/12 e a gente quer te contar tudo! Vem saber com a gente :)

Ok... Talvez tenhamos levado muito a sério esse negócio de Nadismo e nos esquecemos de dar as caras por aqui. Mas calma! Já estamos de volta a ativa e recarregadas/os pra mais um ano cheio de produções (afinal, somos seres humanos também, né).


Tá, mas o que é Nadismo? De onde surgiu isso? A Galeria explica: tá ligado que a Galeria praticamente "nasceu" a partir de uma saída de campo que aconteceu aqui no IFSul Sapucaia do Sul para Minas Gerais e Rio de Janeiro coordenada pelo prof. Guilherme Reichwald e pela prof. Stefanie Moreira? Se tá meio perdido, dá uma conferida aqui. Nessa saída, que acontece até hoje com os último anos do curso Técnico em Gestão Cultural/Eventos, um dos principais lugares visitados em Minas é o Instituto Inhotim. Em Inhotim existe a Galeria Cosmococa, do artista Hélio Oiticica. A Cosmococa é um espaço que contém cinco salas com diferentes experiências multisensoriais e, uma delas (ou talvez um pouco de cada uma) se tornou referência para a Galeria. Abaixo, algumas fotos da última saída de campo à Minas Gerais, na Galeria Cosmococa.

Nadismo, por sua vez, é a valorização de momentos para se fazer nada, conforme Marcelo Bohrer. A ideia é justamente esta: fazer com que os indivíduos deem importância para o tempo sem compromisso e sintam o prazer deste momento sem estresse. "Fazer nada numa boa, é a essência do nadismo", afirma o idealizador.


Nadismo é a arte de desfrutar momentos sem fazer nada. A época pra essa intervenção não poderia ser melhor: fim de ano, todo mundo merece pelo menos alguns instantes de Nadismo. E foi a partir de 2013 que Nadismo ganhou um conceito, uma cara e se transformou quase que uma tradição aqui no IFSul.

Em cada ano a Galeria traz algumas ideias diferentes para o Nadismo. Esse ano não seria diferente. Esse ano, o ambiente teve mais redes, mais plantas, mais claridade e mais cores, porque a gente da Galeria acha que chega de sombra, de penumbra, e de escuridão. Nossas vidas, nossas mentes, estão precisando de luz, de cor e de paz.


A proposta da experiência era individual, cada um na sua, cada um numa rede, num colchonete, numa almofada, aproveitando o ambiente para relaxar o corpo e para limpar os pensamentos... Nem que seja por alguns instantes. O desafio foi conseguir não fazer nada. A intervenção Nadismo desse ano rolou entre 29/11 a 18/12.

O Nadismo é nossa maneira de dizer a todas as pessoas dessa comunidade que vocês merecem alguns instantes de descanso e de relaxamento, bem no meio da pressão de fim de ano. É nosso presente e nosso jeito de desejar a todos e a todas um 2020 também de cor, de luz e de paz :)


Opa... ficou curiosa/o e tá afim de saber quem costurou todas essas almofadas coloridas e lindas? Te liga só nesse momento backstage:

Sim, agora também estamos craques na costura (de máquina!). Se tiver interesse em alguma aula de Corte&Costura da Galeria, nos manda uma mensagem :)

31 visualizações
bottom of page